Nos dias 10, 11 e 12 de Junho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Camaquã) juntamente com a Associação Socioambiental Amigos do Seival (ASAS), promoverá o Seminário Internacional “Patrimônio Histórico e Ambiental: Potencialidades turísticas”.
O evento contará com a participação de palestrantes do Brasil, Portugal e Itália, que debaterão sobre temas relacionados ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Turismo e Patrimônio Histórico e Ambiental. O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) estará realizando a oficina Projeto Navegar: rios Passo Fundo e Jacuí e convida a toda a comunidade para participar.
O objetivo central do seminário é proporcionar para a comunidade da Costa Doce Gaúcha uma discussão técnica e científica sobre as possibilidades de dinamizar as atividades produtivas da região, valorizando as potencialidades locais, bem como problematizar as atividades que possam causar impactos no ecossistema regional.
O seminário será transmitido pelo canal do YouTube do Campus Camaquã. E a inscrição feita pelo link http://www.camaqua.ifsul.edu.br/ultimas-noticias/989-seminario-internacional-patrimonio-historico-e-ambiental-potencialidades-turisticas
ASAS desenvolve o projeto “Seival e os Caminhos de Garibaldi”, com a construção da réplica do Barco Seival, em tamanho real, que teve sua história destacada e reconhecida no período farroupilha. Com o objetivo de promover estudos, discussões e debates à cerca da nossa história, construir e reconstruir conhecimentos históricos, desenvolver turismo, propiciar educação, cultura e lazer às comunidades locais, bem como desenvolver projetos socioambientais nas regiões ribeirinha e escolas públicas e privadas das cidades visitadas (Fonte: https://blogdojuares.com.br/noticia/40301/replica-do-barco-seival-esta-sendo-construida-em-camaqua.html).



